quarta-feira, 7 de agosto de 2013

os preciosos ridiculos



Em conversas com minhas amigas que buscam online o "ele" tão esperado chego a conclusão que existem determinadas categorias de perfís masculinos.

É importante salientar que há uma enorme diferença entre o SER HUMANO masculino e o PERFIL masculino... o PERFIL é virtual, irreal, imaginário e muitas, muitas vezes totalmente diferente do ser humano por trás dele. Triste ? Pode ser, mas amiga, preparar-se para o pior reduz o infortúnio, e se ninguém é o dono dessa pérola de sabedoria, vou tomar posse dela antes que a qualquer momento a mesma surja do nada no Facebook com autoria atribuída à Gandhi, Lispector ou outra figura ilustre...

Camila me ligou hoje pela manhã, feliz como um passarinho que encontrou uma batata frita, toda entusiasmada com o encontro que teria na hora do almoço, obviamente que todo esse frisson só poderia ser causado por acompanhante masculino e interessante, e assim era... Antunes era a bola da vez, e segundo minha amiga, era poeta ! P O E T A ! Veja bem, poeta não é coisa que se acha assim aos montes, feito capim em quintal abandonado... POETA não é apenas escrever uns versinhos e rimar lé com cré, coração com razão e gato com sapato... POETA é um estado de alma, é uma visão do mundo com olhos líricos, é um contentamento descontente, e outros itens numa lista i-men-sa que Camila desfiou prá mim...

Bem, eu sou daquelas que rima coração com razão, os gatos rimam com sapatos dentro do meu closet mas isso não interessa agora...
Fui fazendo as minhas perguntinhas básicas para a minha amiga, que de tão apaixonada já nem via um palmo diante do nariz, e por favor não digam que sou estraga-festa, mas é que afinal, para que servem as amigas ?
"então... o Antunes já publicou alguns livros ?" perguntei...e Camila veio com toda aquela coisa de que o mercado editorial não está bom para os poetas..."então... o Antunes faz letra de musica ? " perguntei... e Camila disse indignada : " não ! imagine, isso é ser compositor, poeta é outra coisa !"... e eu, "então Camila, cadê os versos desse homem ? " ... e ela com a voz cheia de segredos me respondeu "nos emails que ele me manda..."

Hein ????? Mas que poeta é esse que só escreve versos nos emails ?
Você já pode imaginar que fui chamada de chata, invejosa, amiga ruim...

Camila me ligou hoje, ainda há pouco, e eu estranhei, bem na verdade não muito...
" O que foi amiga ?" perguntei...

Ah, veja só, Antunes e Camila se encontraram num restaurante self-service, já que o cavalheiro disse ter intolerância à lactose e que era muito "enjoado e sem apetite", então num Kilo era mais fácil escolher coisas que não lhe fizessem mal. Lá chegando, Camila olhou em volta, procurando o homem da foto, bonito, uma boca de beicinho parecida com a do Elvis, uns cabelos meio revoltos, olhar 43... e necas... Deram uns cinco minutos e  aparece  usando óculos e muito, muito magro, em alma e osso,  Antunes.
Jeee-sus ! Que surpresa... E agora ? Bem, agora vamos almoçar, já que estamos aqui, e afinal os lindos versos raros ainda ecoavam nos emails de Camila...

Pois é... Antunes era poeta mesmo, isso devo admitir, e como ele mesmo disse, era enjoado. muito enjoado mesmo. Passou o almoço (breve, kilo é rápido) reclamando da falta de cultura do brasileiro, da falta de incentivo do governo, da falta de boas editoras, da falta de dinheiro, da falta de luz... da falta, da falta... e por aí vai... e da falta de educação das mulheres que comiam como baleias ao invés de entabularem uma conversa digna do nome com um intelectual ! A pobre Camila, manequim 44 e muito ciente desse fato, olhou para o próprio prato e se deu conta que tinha queijinho coalho, sushi, farofa, banana empanada, estrogonofe e sabe mais o que, tipico prato de restaurante bufê, que quando a gente se dá conta, parece uma colcha de retalhos da gastronomia mundial... Minha amiga ficou passada, e o poeta ali firme, encarando a coitada como se comida fosse droga pesada.

Claro que a refeição terminou meio murcha, ambos os pratos intocados, a saladinha dele, a orgia da gula dela... Durante o restante do tempo, ele ainda teve oportunidade de se pavonear um pouco, falar mais e mais dele mesmo e das injustiças da burguesia, e das amostras de arte de vanguarda que um grupo de conhecidos dele performavam todas às quintas , "de uma ás três da manha numa bar na Lapa, onde ele recita os versos (finalmente ) e os amigos atores fazem mímica, não do que ele diz, ora, claro que não ! Isso é coisa tola, estamos falando de ARTE, então, enquanto Antunes recita, o grupo teatral faz a mímica das vitimas da Bomba de Hiroshima sendo pegas de surpresa pela terrível explosão..."

Sabe que até me deu vontade de ver isso ?

Bem, voltando ao mundo de Camila...
Fim de almoço, conta paga, apertos de mão, um certo constrangimento, um ar de "não-rolou", e Antunes antes de partir deixa um conselho : "olha Camila, você até é simpática, mas precisa se aperfeiçoar intelectualmente sabe ? Passa lá na minha perfomance com o grupo, leva uns amigos para contribuirem em beneficio da Cultura do Brasil, ok ?"
Camila, sem nenhum traço de originalidade literária , porém com o saco devidamente cheio, respondeu : "vai a merda".

4 comentários:

  1. Pior comédia é a que nos traz o retrato da trágica realidade, nada mais cruel que esta. Bravos, Ana, que manda com maestria para a merda quem dela se farta, qual uma dourada fossa humana de infinita vaidade... Não tem nada melhor para elevar o ânimo do que ler um texto seu, já dizia e continuarei.
    Beijos.

    ResponderExcluir